Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




terça-feira, 22 de maio de 2007

Asdrúbal Trouxe o Trombone

Uma casa para ficar de pé por muitos anos tem que ter um alicerce forte, não é mesmo? Se a década de 80 permanece viva na memória até hoje, podemos supor que seus alicerces o tenham sido. Então hoje vamos falar um pouquinho sobre isso, e teremos outras oportunidades para falar mais sobre as coisas que influenciaram de alguma forma a cultura anos 80.

No ano de 1972 nasce o que podemos chamar de “novo teatro”, ou, porque não chamar de “reconstrução do teatro”, com o surgimento do grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone”. O grupo era formado por talentosos jovens, dentre eles: Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Nina de Pádua, Evandro Mesquita e Cazuza. O grupo fez sua estréia para o público no ano de 1974.



Pode-se dizer que o grupo “reconstruiu” o teatro, porque ao invés de se inspirar em artistas consagrados como modelo a ser seguido, resolveram criar um estilo próprio. Todos participavam mutuamente do processo de criação, que se desenvolvia nos ensaios, na base do improviso coletivo.

O grupo chamava atenção pelo jeito despojado de atuar. Os espetáculos eram envolvidos de humor, quase como uma brincadeira, ou seja, podemos dizer que o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone” era uma “caricatura” do que se fazia em termos de teatro à época.



O grupo se dissolveu na década de 80 e influenciou o cenário artístico de maneira global, seja no próprio teatro, música e televisão.

O grupo ainda deixou como herança o famoso espaço cultural “Circo Voador”, hoje com sede na Lapa (RJ), pois, inicialmente, era uma Lona no Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado pelo ator Perfeito Fortuna.



Além de servir como base do grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, o Circo Voador serviu, junto com a extinta Rádio Fluminense FM, como uma espécie de “passarela” para que as principais bandas de rock dos anos 80 dessem seus primeiros passos.

Por isso tudo, o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone” teve suma importância para a formação do cenário artístico desenvolvido na década de 80.



Para mais informações sobre o grupo "Asdrúbal Trouxe o Trombone, clique aqui.

0 comentários: