Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




quinta-feira, 31 de maio de 2007

Muro de Berlim

No dia 09 de novembro de 1989 – depois de 28 anos de existência – cai o Muro de Berlim, que fora construído em 13 de agosto de 1961. O muro tinha como propósito separar a Alemanha Oriental (Socialista) da Alemanha Ocidental (Capitalista).

O Muro de Berlim tinha mais de três metros de altura, 45 km de extensão e nele foram construídas 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Não se tem um número exato de quantas pessoas morreram ou foram feridas por tentar atravessar o Muro, pois a Alemanha Oriental ocultava tais informações.



O Muro de Berlim se tornou símbolo da Guerra Fria, travada pelos blocos Capitalista (liderado pelos Estados Unidos da América - EUA) e Socialista (Liderado pela União Soviética - URSS).

Ao anoitecer de 9 de novembro de 1989, houve uma conferência de imprensa na qual o membro do governo Günter Schabowski anunciou prematuramente a notícia de que o Conselho dos Ministros havia decidido pela “abolição imediata e completamente das restrições de viagem ao oeste.” Esta notícia só seria repassada no dia seguinte, após o informe às agências nacionais.

Ao ouvir a notícia, o povo timidamente ganha as ruas em meio ao frio que fazia àquela tarde de novembro, ouviu-se o povo em coro gritar Wir sind das Volk! Wir sind das Volk! (Nós somos o povo! Nós somos o povo!). Os guardas fronteiriços não sabiam o que fazer, pois não haviam sido notificados oficialmente sobre tal decisão. A multidão foi aumentando, e também começou a se formar um grande aglomerado do outro lado do Muro, do lado ocidental de Berlim.



Às 23:00, sob pressão popular, é aberto então o primeiro acesso, situado no posto de Bornholmer Straße, seguido pelo centro de Berlim e fronteira ocidental. Houve então grande confraternização entre a multidão das duas “Berlins”, que agora passaria novamente a ser uma só. Tropas soviéticas e norte-americanas foram retiradas da Alemanha, pondo fim à guerra fria e amenizando os riscos de uma guerra nuclear.



1 comentários:

Guilherme Novaes disse...

Pois é, agora dois novo muros querem o título de "Muro da Vergonha". Pode escolher entre o que separa os EUA do México ou o de Israel an Faiza de Gaza. Parece que o passado não ensinou nada.. Triste !