Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




segunda-feira, 18 de junho de 2007

O nome "mimeógrafo" faz lembrar de alguma coisa?

Acho que as crianças de hoje em dia não sentem mais, mas até os anos 80 era comum receber a prova do bimestre e sentir o cheirinho de álcool. Esse cheirinho era proveniente do “mimeógrafo”, que para quem não sabe, é uma espécie de “impressora manual” que funciona à base de tinta e álcool.

Agora, uma curiosidade que acredito que pouca gente saiba, é que Thomas Edison, o mesmo sujeito que inventou a lâmpada incandescente, dentre outras coisas, também inventou o “mimeógrafo”, em 1880. Porém, tal invento só ganhou este nome em 1887, quando Thomas licenciou Albert Blake Dick para produzi-lo.

Até o barateamento das máquinas de xerox, e posteriormente os PCs com impressoras, esta era a forma mais utilizada para fazer cópias em papel.



7 comentários:

Arne Balbinotti disse...

Meu Deus eu amava cheirar prova de mimiografo... hahaha... que bons tempos aqueles, onde escola era uma segunda casa e a rua nossa varanda. hoje em dia as crianças não tem mais isso, uma pena. Mas uma coisa eu posso falar em alto e bom tom:
EU FIZ PARTE DE UMA DAS MELHORES ÉPOCAS QUE O MUNDO PASSOU... E CHEIREI PROVA DE MIMIOGRAFO...
Abraços e nos vemos no decorrer. Seja sempre basicamente básico.

Unknown disse...

Minha mãe era professora e tinha um desses, está em casa até hoje, rs

Dr. Marcelo Pacheco disse...

Vendo isso percebo o quanto estou velho

Anônimo disse...

Minha mãe é professora do ensino pública e ainda usa.Aliás muita gente aqui da minha cidade usa.

Anônimo disse...

Ainda consigo sentir o cheirinho... Boa lembrança!
Abração!

Anônimo disse...

Se me lembra.....
Aquele cheiro de alcool ....
Era por isto que eu não acertava nada nas provas...
Tenho um emprefeito estado de funcionamento.

Unknown disse...

É verdade, eu tenho 23 anos, mas sinto muita falta do tempo da escola no interior e do cheirinho de álcool da prova.