Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




terça-feira, 3 de julho de 2007

Fluminense FM - A Maldita

A rádio Fluminense FM já existia desde os anos 70, porém, ao ganhar um novo formato e o apelido de “maldita”em 1981, mexeu com todo um cenário musical.

Enquanto as outras rádios se preocupavam em tocar o “feijão com arroz” imposto pelas gravadoras, a “maldita” se preocupava apenas em tocar o que tivesse qualidade.

Seu repertório incluía fitas “demo” de bandas que estavam começando, e nem discos gravados tinham. Juntamente com o “Circo Voador” foi responsável pela aparição para o público de bandas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Capital Inicial, dentre muitas outras.



Eu, particularmente, sinto falta hoje em dia de uma rádio assim. Desse jeito que está, sabe quando terá outra “renovação” na música brasileira? Nunca. E o motivo é simples: as gravadoras juntamente com as rádios pré-estabeleceram o que chamam de “música comercial”, e nós somos obrigados a “engolir” a seco.

É muito triste não ter opção. Volta e meia, perfis de bandas novas me adicionam no orkut, e quando informam site eu entro e escuto as músicas. Não vou dizer que são todas, mas em algumas eu vi qualidade. Pois é, estamos fadados a escutar bandas sem identidade (com raras exceções), com cantores com o mesmo tom de voz e jeito de cantar parecidos, pois na cabeça dos que “mandam” na programação das rádios e gravadoras, é o que a gente deve escutar.

Já está na hora de aparecer alguma rádio com coragem de dispensar o “jabá” e dar “sangue novo” à música brasileira, como fez a Fluminense FM. Eu dou minha cara à tapa se não tiver uma boa audiência. O povo escuta “merda” porque só tocam “merda”. Não tem pra onde correr. Mas o povo é sábio e tem bom gosto. Imaginem vocês se estivermos perdendo o prazer de escutar novos “Cazuzas” e “Renatos Russos”, pois “não estão na moda”.

Bendita seja a Fluminense FM, vulga “maldita”!


3 comentários:

Tio Punk disse...

As rádios hoje parecem que são todas iguais, tocam sempre as mesmas músicas e realmente ficamos sem opções, por isso que nem escuto mais essas porcarias.
Quanto a parceria, aceito sim é só add meu banner e me avisar que farei o mesmo com o seu.
Abraços

Tio Punk disse...

Seu banner já está lá

Arne Balbinotti disse...

Realmente é complicado, a mídia está totalmente comercial e em todos os sentidos... principalmente as grandes emissoras, tanto de rádio quanto de televisão. Todas querem apenas uma coisa: mídia financeira.
Quem sabe um dia muda...
Por isso que eu fico com a Circuíto Mix que está em meu blog, pelo menos ela tem características próprias.
Abraços.