Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




segunda-feira, 21 de maio de 2007

Brasil na Copa da Espanha (1982) x Brasil na Copa da Alemanha (2006)

Nem tudo são flores, não é mesmo? Pois bem, então vou falar da copa de 1982. Tá certo que falarei com uma espinha na garganta, mas uma espinha com carne de peixe, até certo ponto saborosa.



Perdemos a copa. Ficamos com tal espinha na garganta e de lambuja levamos um chocolate da Itália. Mas, a tal carne saborosa na ponta da espinha é o futebol apresentado pelo Brasil. Não é à toa que essa seleção é lembrada até hoje como uma das melhores de todos os tempos.



Eu era novo na época – uma criança, mas me recordo do Laranjito pintado nos muros e no chão das ruas. Laranjito era o mascote da Copa, realizada na Espanha. Lembro da comoção nacional. Lembro do choro da desclassificação. Lembro do Waldir Péres sendo chamado de frangueiro até a 5ª geração. Era como se o tataravô dele fosse dono de um aviário. Lembro do Cerezo sendo malhado como Judas, por ter traído a Seleção não com um beijo, mas com um passe displicente. Lembro do Paolo Rossi, aliás, lembro, lembro e lembro. Pois é, três vezes Paolo Rossi. Mas também lembro do Falcão com as veias do braço estufadas, correndo, após marcar um gol. Lembro dos toques de calcanhar do Sócrates, da genialidade do Zico, dos “chutaços” do Éder e da categoria de Júnior e Leandro.



Perdemos a Copa, mas ganhamos respeito. Perdemos um jogo, mas saímos reconhecidamente como os melhores do mundo. Mesmo levando três gols do Paolo Rossi saímos de cabeça erguida. Todos viram aquilo como um “acidente de percurso”.

Agora vamos entrar na máquina do tempo, sair um pouco do passado distante e viajar para um passado mais próximo. Vamos falar um pouquinho da Copa de 2006. Falar de 2006 não é nem falar com uma espinha na garganta, e sim, falar com o peixe inteiro entalado, cru, se debatendo e com escama. Fala sério, né?!?! Aquela seleção tinha tudo pra dar show, e caso perdesse, sair consagrada e de cabeça erguida, como saiu a de 82. Mas não, ao contrário disso, saímos como os “mascarados”. Sinceramente, não lembro nem qual o mascote desta famigerada Copa. Bom, pra finalizar, já que vocês devem estar cansados de ler nostalgia por hoje, viva o futebol ofensivo, destemido e poético de Telê Santana e companhia, e abaixo ao futebol medroso, digno de uma produção medíocre de cinema “ficção-trash”, apresentado pelo “quarteto fantástico” e seus coadjuvantes. Como dizia Raul Seixas, o problema é muita estrela pra pouca constelação...

7 comentários:

Anônimo disse...

ola rorberto sou eu blog do rato

http://blog-do-rato.zip.net
http://blog-do-rato.zip.net

so me da um tempo pra fazer uns ajuster no meu banner blz

agora falando do posts essa seleção era simplesmente showwwwwwwwwwwww

na minha mordesta opnião essa seleção comandada por zico da de 10
a 0 essa seleção de hoje

abraço otima semana pra você

e min ta um tempo pra banner

abraço

http://blog-do-rato.zip.net
http://blog-do-rato.zip.net

Anônimo disse...

É verdade, meu amigo, mas de 82 eu só tenho alguns rumores de lembrança, nem lembrava do Laranjinha... já 86, que foi apenas um resquício daquela seleção, eu lembro bem...

Parabéns pela originalidade do Blog... abraços

Guilherme Novaes disse...

Deste assunto manjo, véio. Vou me formar jornalista e ja trampei na Gazeta e no SBT, em esportes. Essa seleção saiu do Brasil com um jogo de despedida em MS, metendo 7 a 0 no Eire. Chegou e passeou na primeira fase (embora contra a URSS) tenha sido sofrido.. Contra los hermanos, show com direito de botinada do Marafona no Batista, contra a Itália, se jogassemos 10 vezes, ganahriamos 8, empatariamos 1 e perderiamos uma. Foi essa. Mas não podemos desprezá-los, tinham um timão tambem.. alias todas as seleções tinham grandes jogadores.
Deixa parar por aqui senão vc num vai mais ter espaço. Daria umas 5 paginas de lembranças.. kkk

Guilherme Novaes disse...

Ah! já estava me esquecendo.. o tal mascote era um cachorro, tal qual o nivel do futebol desta copa, um bando de vira-latas.
Vc colecionou o album ping-pong da Copa de 82 ?
Meus dentes ainda estão cariados por causa dele.. kkk

Anônimo disse...

guilherme, em 82 o brasil se despediu jogando em uberlandia-mg na inauguração do estadio parque do sabiá.

leandro alviar disse...

Estou na procura por downloads de jogos da copa de 1982, não só do Brasil mas os jogos de outras seleções desde a 1ª fase principalmente, se alguém puder me ajudar me contate por favor, meu email é leandroalviar@gmail.com
Obrigado!

Anônimo disse...

Este artigo foi extremamente interessante, especialmente porque eu estava à procura de ideias sobre assunto nesta quinta-feira passada.