Para não perder as atualizações, visite todos os dias!
Adicione o Museu Anos 80 aos seus favoritos!




quinta-feira, 21 de junho de 2007

Existe concorrência entre blogs?

O parceiro Elton, do blog 21 Centígrados, me passou um “meme” pedindo minha opinião sobre o tema “existe concorrência ou competitividade entre os blogueiros?”

Pelo que venho observando nestes poucos meses de “blogueiro”, existem três categorias de “blog”:

1 – Blogs pessoais – Estes são pequenos diários, sem pretensões de atingir como leitor uma camada maior que a dos amigos e outros blogueiros.

2 – Blogs de opinião exclusivamente por hobbie – Estes geralmente atingem ou têm a pretensão de atingir uma camada maior de pessoas. São blogs “limpos”, ou seja, sem propaganda. Dizem que banners de blogs na página principal “poluem” visualmente o blog.

3 – Blogs de opinião por hobbie, porém, com pretensões profissionais – este tipo de blog, na qual o próprio “Museu Anos 80” se enquadra, é de quem faz o que gosta, e tenta sobreviver disso. Esta categoria não se preocupa em “sujar” o blog com propagandas, pois são dos cliques dos visitantes que vem algum dinheiro. Também não se preocupam em colocar banners de parceiros em sua página principal, pois daí que vêm algumas visitas, além de que sites de busca (google, yahoo, msn, etc) contam como fator importante os links que apontam para sua página para colocar seu blog ou site bem rankeado nas pesquisas.

Agora vou falar da concorrência entre os blogs. Acredito que não primeira categoria citada não haja. Na segunda categoria, pode haver por questões de “narcisismo”, ou seja, um achar que tem o melhor “template”; que tudo no seu blog presta e o dos outros não, etc.

Agora vou falar da terceira categoria, na qual o “Museu Anos 80” se enquadra. Nessa categoria há aquela concorrência de se fazer um post primeiro. Esta concorrência é saudável. É isso que faz a “blogosfera” se mover. Um “furo”, uma reportagem bem feita ou uma entrevista exclusiva são sempre bem vindos, não é mesmo?

Quanto àquela concorrência de querer ser “melhor” que os outros. Pelo menos, por parte do “Museu Anos 80” não há. Aliás, o “Museu Anos 80” torce para que os parceiros fiquem cada vez mais fortes e com mais qualidade, pois isso representa mais visitas provenientes desses blogs.


2 comentários:

Cafe_Cafe disse...

Totalmente de acuerdo contigo.
Felicitaciones por el blog. Está muy bueno y se merece el éxito.
Eres bienvenido cuando quieras en mi humilde página.

Entretenimiento Online

Dantas disse...

Link adicionado abraco

Equipe Mina de Blogs